quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Receita de Desconstrução de Lasanha de Cordeiro

Esta é sem dúvida a maneira mais fácil de preparar lasanha. Uma receita clássica da culinária italiana, muito prática onde aproveitei sobras de carne de cordeiro, mas pode-se usar vaca, vitela, porco ou até frango - de maneira muito saborosa…

Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de sobras de carne
- 2 tomates maduros picados
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de ervas mistas picadas
- 1 colher de sopa de nóz moscada ralada na hora
- 1 taça de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de azeite
- molho bechamel
- sal & pimenta
- queijo de cabra ralado q.b.
- folhas de lasanha cozidas conforme instrução da embalagen
- tomates cereja o quanto bastem para decorar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Reservar. Picar a carne não muito finamente.

Aquecer o azeite numa frigideira grande. Dourar a cebola, o alho e a folha de louro no azeite. Juntar o tomate picado e deixar apurar.

Adicionar a carne picada e regar com o vinho branco. Temperar com sal, pimenta e as ervas. Cozinhar em fogo brando por 7 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescer a noz moscada.Reservar.

Espalhar uma camada de molho bechamel no fundo do prato. Cobrir com folhas de lasanha. Espalhar mais uma camada de molho bechamel. Cobrir com uma camada fina de preparado de carne e polvilhar com queijo ralado. Voltar a espalhar molho bechamel, folhas de lasanha cozidas, etc. até os ingredientes esgotarem, terminando com uma camada de carne coberta por uma folha de lasanha decorando toda a lasanha com tomates cerejas e uma folhinha de sálvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário