quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Festival de Primavera com Pratos Italianos



Começa hoje à noite!

02 Entradas + 02 Pratos + 01 Sobremesa R$ 59,00

Circuito Norte - Vêneto, Lombardia, Piemonte e Ligúria
De 10 a 13 e de 17 à 20/09
Vêneto é fascinante por suas estradas do vinho, Lombardia é a região leiteira da Itália, onde a manteiga está presente nos pratos. Os risotos e polentas são estupendos. O Piemonte abastece os mais luxuosos restaurantes do mundo com as trufas brancas e o queijo fontina. Na Ligúria, região costeira onde fica Gênova, o clima mais ameno e a brisa do Mediterrâneo propiciam o florescimento de ervas perfumadas, como o manjericão fresco, que, junto com outros ingredientes, gera um dos molhos mais populares do país: o pesto!

Entradas
Arancinis
(arbório de açafrão com recheio de carne e queijo e folhas verdes ao azeite de trufas brancas)
Bruschettas Caprese
(mozzarella di búfala, tomates secos e frescos e pesto de manjericão)
Pratos
1º Prato
Fettucini na manteiga de sálvia
2º Prato
Ossobuco ao vinho tinto na cama de polenta mole com funghi porccini
Sobre mesa
Pannacotta
Das regiões de Piemonte e Lombardia, a Panacota se traduz em um mousse de nata fresca servida com caramelo. Vale acentuar que trata-se de um doce clássico da cozinha italiana. Acompanha frutas da estação.


Circuito Nordeste - Emilia-Romagna
de 01 A 04 e de 08 A 11/10
A região hospeda uma das terras mais férteis da Itália, rica em hortas e pastos. Bolonha, a capital, não é o berço apenas do macarrão à bolonhesa, mas de algumas das massas caseiras mais gostosas do mundo: tagliatelle, tagliolini, cappelleti, tortellini, tortelli, tortelloni, parpadelle e lasanhas. Na província são produzidas excelentes mortadelas. O melhor queijo italiano, o parmigiano-reggiano, ou parmesão, que leva tanto o nome de Parma como de Reggio, é também dessa região. Parma ainda presenteia o mundo com um dos mais finos produtos suínos do mundo o prosciutto di Parma. E Modena tem excelentes pratos à base de costela de porco e com o vinagre balsâmico.

Entradas
Parmigiano ao mel
(pedrinhas de parmesão com mel e flores)
Bruschettas Romagnas
(tartar de mortadela ao pesto de tomates secos e pistaches)
Pratos
1º Prato
Parpadelle ao ragú bolognese
2º Prato
Risotto de parmesão e presunto parma
Sobre mesa
Meringato alle Fragole - (Merengue de morango)
Espécie de um suspiro, esta sobremesa se origina da província de Baixa Padana, região que abrange a Lombardia e Emilia Romagna, onde se situa grandes plantações de morango

Circuito Central – Toscana
de 15 A 18 e de 22 A 25/10
Províncias: Firenze (capital), Lucca, Pisa, Livorno, Arezzo, Pistoia, Siena, Grosseto, Massa e Carrara.Montanhosa, essa parte do país é conhecida por suas oliveiras e rebanhos de carneiros. Nesta região, o azeite de oliva é a principal gordura utilizada para cozinhar, tomando o lugar da manteiga, utilizada na região leiteira. A Toscana possui solo ideal para o cultivo de uva, por isso são produzidos por lá alguns dos mais famosos vinhos do mundo, como o Chianti.
com o vinagre balsâmico.

Entradas
Pimentões vermelhos assados
(pimentões vermelhos assados ao vinho branco, com azeite e castanhas)
Bruschettas Toscanas
(tartar de alhos assados com redução de balsâmico e azeite)
Pratos
1º Prato
Caneloni de ricota defumada ao molho de manteiga e berinjelas
2º Prato
Bisteca Alla Fiorentina
Sobre mesa
Torta Fiorentina
Como o nome já diz, esta torta vem da região de Firenze tendo como característica o chocolate e hortelã. De acordo com a história da gastronomia italiana, a torta fiorentina foi criada pelo confeiteiro pessoal da Catarina de Médici.


Circuito sul – Calábria e sicília
de 29/10 A 01/11 e de 05 A 08/11
Ao sul, o centro gastronômico é Nápoles, que possui a melhor gastronomia dessa região: pasta feita de grão duro e sem ovo, pães robustos, molho de tomate e inúmeras pizzas. Os romanos, por sua vez, produzem o melhor gnocchi do país. As especialidades da Calábria e da ilha da Sicília são peixes e frutos do mar. Normalmente, eles são marinados em limão e azeite de oliva por cerca de uma hora antes de ser assados, fritos ou grelhados.

Entradas
Creme frio de camarões em tartar ao limão siciliano
Bruschettas Calábria
(tartar de lingüiça calabresa, gratinadas com parmesão cobertas por pesto de manjericão)
Pratos
1º Prato
Gnocchi de frutos do mar e tomates frescos
2º Prato
Abobrinhas recheadas com risotto de parmesão
Sobre mesa
Soufflé Ghiacciato al Mandarino
(Suflê gelado de tangerina)
Vem da região da Sicília, esta sobremesa é tão refrescante chegando a ser quase um sorvete. Vale à pena acentuar que a Sicília é a região com as maiores plantações de tangerina e laranja da Itália