sábado, 3 de outubro de 2009

Evolução da Confeitaria, Encomende seu Bolo Personalizado


A confeitaria chegou ao Brasil entre os anos 50 e 60 (após a segunda Guerra Mundial), vinda da Europa, principalmente França, Itália e Alemanha, trazendo novas técnicas e manuseios. Alguns mestres confeiteiros que chegaram ao Brasil traziam a técnica do manuseio do chantilly, do Creme Paris, da massa folhada, do Fondant e foram obrigados a trabalhar nas padarias, pois eram raras as confeitarias exclusivamente doceiras. Com o passar do tempo, as padarias começaram a ser consideradas “padarias e confeitarias”. E, assim, foram nascendo os doces!
Naquela época o trabalho feminino era muito pouco utilizado. A partir dos anos 80, a confeitaria passou por tendências mais suaves e elaboradas, mostrando a preocupação com a qualidade na confecção dos produtos. Atualmente, surgem novidades a cada dia, tanto nos sabores quanto nas técnicas, qualidade e decorações.
Bolos
Como surgiu o bolo? Sabe-se que, em Nápoles, na Itália, no ano de 1478, um bolo foi servido em um banquete. Então, os bolos passaram a ser a atração em festas, eventos e celebrações principalmente no quesito decoração.
Apesar de informações contrárias, acredita-se que o primeiro bolo de andares tenha sido o da italiana Catherine De Medici quando se casou com Herique II, Rei da França, no século XVI. A partir dai os bolos eram cada vez mais glamurosos, porém, com sabor rústico e pouca qualidade.
Na Inglaterra, durante o reinado da Rainha Victória, os bolos chegavam a pesar 100 quilos com altura acima de dois metros. Na verdade, em todos os momentos da história, o bolo era considerado como uma demonstração de prosperidade e riqueza. Por isso eram tão altos!
O primeiro bolo de farinha a se adaptar no Brasil foi o pão-de-ló, de origem portuguesa. Rapidamente, tornou-se bastante popular, e até hoje, é um dos preferidos para bolos recheados. Antigamente, e sobretudo em Portugal, era hábito consumir o pão-de-ló em fatias, torradas, acompanhando o chá, café ou vinho do Porto.
Nos dias de hoje temos qualidade, sabor e beleza na confecção dos bolos.
Ou melhor, glamour! Principalmente nas preparações da Chef Ana Stellato, o quilo de nossos bolo está em R$ 150,00!
Sugarcraft
É uma arte da confeitaria que nasceu na Inglaterra.
É a técnica em açúcar onde o açúcar se transforma em massa, massa que se transforma em verdadeiras obras de arte.
Mas é preciso muita dedicação e muito amor para executar esse tipo de trabalho.