sexta-feira, 17 de abril de 2009

Feijoada de Frutos do Mar e Tomate Coquetel com Frutos do Mar


Praia é o melhor lugar para comer frutos do mar, certo? - Errado! Aqui no La Benedicta Bistro Lounge eu faço preparações que além de saudáveis, são leves e deliciosas. O valor nutritivo é o mesmo da carne bovina, com a vantagem de serem menos gordurosos.

Aqui você se deliciará com apresentações gourmet inéditas em Brasília como a feijoada de frutos do mar todo sábado das 12h00 às 16h00, ou preparações como o tomate coquetel acima, simplismente divino.

Mas para consumir estes alimentos sem medo, alguns cuidados são necessários na hora da compra, preparo e armazenamento.Por serem alimentos altamente perecíveis, a toxinfecção é um problema muito comum.
Compra:
Peixes frescos: A pele deve ser firme e os olhos brilhantes e salientes. As escamas devem estar fortemente aderidas à pele e apresentarem brilho. As guelras têm que estar vermelhas e o animal deve ter cor e cheiro próprio e a cloaca fechada.
Camarão: Quando for comprá-lo com casca, a cabeça e a casca devem estar firmes ao corpo. E, em relação à cor, deve ser rosada ou acinzentada, dependendo da espécie.
Frutos do mar como o polvo e a lula: devem apresentar cor roxo claro, carne elástica, olhos vivos e salientes nas órbitas.
Armazenamento:
Peixes: É aconselhável dois quilos de gelo para cada quilo de peixe. Carnes de frutos do mar desfiadas só podem ser vendidas acondicionadas, congeladas e com prazo de validade e número do serviço de fiscalização impressos na embalagem. Antes de congelar o peixe, é necessário limpá-lo, remover as barbatanas e escamas, retirar as vísceras, cortar a cauda e a cabeça. Para o peixe pequeno, o ideal é congelá-lo por inteiro. Se for grande, pode ser cortado em postas ou filés.
Camarão: Para o camarão o tempo de conservação é de, no máximo, 2 dias na geladeira. No congelador é possível mantê-lo congelado por 1 mês. Caso o camarão já tenha sido adquirido congelado, pode-se mantê-lo no freezer por até 1 ano (-18ºC a -25ºC). Para que o camarão não perca o sabor ao descongelar, deixe-o descongelar dentro da geladeira, sem desembrulhar. Para cozinhá-lo, não é necessário esperar que esteja completamente descongelado.
Preparo:
Camarão: Para limpar os camarões deve-se retirar a cabeça, a casca e o rabo. E, para retirar aquela linha escura do dorso, basta dar um corte pequeno e puxá-la com um palito de dentes.
Moluscos: No preparo de moluscos é necessário retirar as vísceras na parte maior do molusco. A membrana que envolve a parte externa da lula precisa ser retirada para não escurecer a carne na hora do cozimento. Retirar também os olhos e lavar bem os tentáculos. O ideal é o cortá-las em rodelas.

Agende sua reserva, 61-3033-8500! SCLN 413 Bloco C, Lojas 21/41 - Nosso espaço é lindo, diferenciadamente intimista.