sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Gastronomia Italiana


A gastronomia italiana chegou ao Brasil com os imigrantes do século XIX. No novo país, eles tentaram manter sua culinária, que se caracteriza pela fartura e pelo sabor. Como era difícil encontrar os ingredientes originais, as famílias passaram a adaptar seus pratos, mas sem perder a essência da boa comida italiana.

Na Itália, cada região possui características gastronômicas específicas, mas as massas e as pizzas foram os pratos que mais se difundiram no mundo. Hoje, são as principais especialidades italianas fora da Itália. Mas existem outros pratos que também fazem parte da gastronomia do país mediterrâneo, como a polenta, o nhoque, o tortelli, que é um tipo de ravioli, o carpaccio, prato com um leque de fatias finíssimas de carne crua, a bruschetta, fatias de pão torradas feitas com azeite, em que se adiciona o alho, e a salada caprese, preparada com tomates, mussarela de búfala e manjericão fresco, além de uma variedade de pratos baseados em frutos de mar.

Uma refeição italiana é uma espécie de ritual que começa com a entrada, o antipasto. Na sequência, o prato principal, chamado de primo piatto, em que é sempre servida uma massa, risoto ou sopa, sem acompanhamento. Em seguida, o segundo prato, ou piatto di mezzo, onde servem carne, ave, peixe ou frutos do mar e devem ser acompanhados por verduras e legumes. A primeira sobremesa vem, geralmente, com queijos e frutas, a segunda, dolce, pode ser um pudim, frutas em calda ou sorvete. Os italianos adoram sorvete! Para finalizar, um café expresso e um digestivo, como licores e vinhos, encerram a refeição.

Em Brasília a Chef Ana Stellato, descendente de italianos decidiu manter as tradições servindo a boa gastronomia daquele país.