terça-feira, 9 de março de 2010

O sucesso do segredo italiano (receita de berinjela ao forno convencional e microondas!)


O sucesso da cozinha italiana está, dentre outros pontos, no uso de produtos frescos, e certa simplicidade dos pratos, Os italianos dispensam preparos muito sofisticados, valorizam o sabor e o perfume natural dos ingredientes.
À mesa, os bons momentos são oferecidos pela refeição bem definida: antepastos, seguidos do primeiro prato - geralmente uma massa -, depois o segundo prato, composto pelas carnes e acompanhamentos. Como não poderia deixar de ser, tem ainda a sobremesa, as frutas frescas e um cafezinho para fechar a comilança. Como complemento, claro, pães e excelentes vinhos produzidos no país.
Numa cantina descontraída ou ao redor da mesa junto com a família, a cozinha italiana sobrevive aos modernismos e alquimias culinárias. Para os italianos e amantes dessa tradição, a refeição marca um instante de felicidade e de satisfação. Haja fôlego para tanta fartura!
Venha fazer parte desta cultura, conheça o La Benedicta Cantina-Bistrô da Chef Ana Stellato.
Reservas: 61-30338500
.
Berinjela ao forno
Camadas de berinjela, mussarela e Molho Bolonhesa

Ingredientes
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de sal
2 berinjelas
200gr de molho a bolonhesa
200 g de mussarela ralada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
As berinjelas hoje ocupando um lugar de honra na gastronomia internacional e na nutrição, a berinjela amargou uma má fama quando foi introduzida no Ocidente. Possivelmente devido ao seu gosto de fundo amargo e por se assemelhar a plantas tóxicas de sua família botânica, a das solanáceas.
Modo de Preparo
Coloque uma panela grande com dois litros de água para ferver e acrescente o vinagre
O vinagre é um dos poucos condimentos líquidos com poucas calorias, o vinagre é o vinho que se tornou ácido, ou amargo, pela ação de certas bactérias. Ou seja, não foi propriamente inventado pelo homem, mas, em algum momento da história, algum gênio desconhecido da culinária descobriu como aproveitar na alimentação o vinho intragável e o sal. Corte as berinjelas em rodelas grossas e coloque na água fervente. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Escorra e reserve.Em uma fôrma refratária redonda (25cm de diâmetro) coloque uma camada de berinjelas, uma de queijo mussarela e outra de molho. Repita as camadas. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio (180°C) por cerca de 20 minutos. Sirva quente
O queijo parmesão muito usado para conferir um "sabor de queijo" a pratos como massas e gratinados, o termo "parmesão" tornou-se sinônimo de queijo ralado no Brasil e em outras partes do mundo. A denominação, no entanto, é derivada de um queijo italiano específico — mais granulado e de textura mais rígida — chamado de grana Parmigiano Reggiano ou, simplesmente, Parmigiano.

Dicas:- Se quiser, acrescente quatro colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas e uma colher (sopa) de salsa picada.
Azeitonas: Fruto da oliveira, a azeitona é originária da região mediterrânea e frequentemente simboliza a região.Provavelmente a árvore começou a ser cultivada na região da Palestina e da Síria há mais de 5.000 anos. De lá, se espalhou para a Grécia, sul da França, Espanha e Creta.
Salsa: Erva aromática das mais populares no mundo todo, a salsa é cultivada há mais de 2.000 anos, mas, inicialmente, era utilizada como erva medicinal. Os egípcios a usavam como remédio para dores de estômago e distúrbios urinários e, no Império Romano, acreditava-se que a salsa podia evitar intoxicações.

Variação:

- Substitua a berinjela por três abobrinhas

Abobrinhas: Usada como termo nada elogioso para designar um assunto sem conteúdo ou fora de propósito, a abobrinha, na verdade, tem seu valor garantido na gastronomia. E, embora considerado um legume, trata-se de uma fruta na acepção biológica.Acredita-se que as abóboras modernas, em geral, tenham surgido de uma versão mais selvagem já existente na América Central há mais de 10 mil anos.

Congelamento:Não recomendo o congelamento desta receita pois a berinjela
cozida solta muita água e o resultado final não é satisfatório.

Microondas:Deixe as berinjelas de molho na água com vinagre
e sal por cerca de 30 minutos. Escorra e coloque as berinjelas
fatiadas em um recipiente refratário alto com tampa, cubra com quatro colheres sopa) de água e cozinhe por cerca de 8 minutos em potência alta.Deixe 3 minutos de espera. Monte o prato como no modo de preparo convencional e retorne ao microondas por 3 minutos em potência alta.
Rendimento: 6 porções
Categoria da Receita: Prato Principal
Tipo de Prato: Legumes e verduras
Tempo de Preparo: 30 min.
Tempo Total de Preparo: 50 min.
Nível de Dificuldade: Fácil
Custo: $