quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Melhor Queijo do Mundo


Christian Wüthrich faz o melhor queijo do mundo. Seu produto, um legítimo emmentaler, ficou em primeiro lugar no Campeonato Mundial de Queijos em Wisconsin, nos EUA.
Na contagem geral, os queijos suíços também ganharam medalha de ouro.



Os buracos são quase perfeitos e o sabor é adocicado, lembrando levemente o de avelãs. Esse foi o argumento dado pelo júri no Campeonato Mundial de Queijos ao dar a medalha de ouro ao emmentaler produzido pelo queijeiro Christian Wüthrich. Com o resultado, o suíço conseguiu colocar seus produtos na frente de dois queijos gouda holandeses.

Durante o campeonato, ocorrido em Wisconsin, Estados Unidos, 1.793 queijos originários de dezoito diferentes países foram testados em 50 diferentes categorias. Eles iam desde o clássico cheddar até queijos aromáticos para passar no pão.

Através de um sistema de pontuação, o júri analisava os queijos concorrentes através de critérios como aparência, consistência, cheiro e sabor. Assim como numa prova de vinho, eles deixavam os pedaços "dançarem" um pouco na boca até cuspí-los num balde.



Alegria
O suíço Christian Wüthri, que trabalha como queijeiro em Rüderswil, povoado com 2.300 habitantes no vale do Emmental, cantão de Berna, não conseguia conter a alegria. Na primeira participação num campeonato mundial, seu emmentaler bateu todos os concorrentes. "Eu estou emocionado", disse ele.

Pouco antes do início da prova Wüthri enviou aos Estados Unidos um exemplar de 100 quilos. Intitulado de "Emmentaler Switzerland Premier Cru", o queijo não apenas ficou em primeiro na sua categoria, mas também foi escolhido pelos 18 membros do júri como o melhor de todos os participantes.

Todos se mostraram encantados com o produto do suíço. "A técnica que se esconde por detrás desse maravilhoso pedaço de queijo é algo de espetacular", disse Mark Johnson, membro do juri.



Matéria-prima
Na qualificação através do sistema de notas, o emmentaler recebeu 98,271 pontos de 100. Nesse sentido ele poderia ser considerado "quase perfeito". Porém ele é apenas um produto típico.

A diferença estaria na matéria-prima utilizada, sobretudo o leite. "A fabricação de queijo é como a de outros produtos: se você não utiliza componentes de primeira qualidade, o resultado final não pode ser bom", analisa Wüthri.

O queijeiro considera que a premiação não vale apenas para ele, mas sim para toda a cooperativa e os fazendeiros que fornecem o leite.



Competição
Ao contrário de Wüthrich, o revendedor e produtor Walo von Mühlenen é um participante freqüente de campeonatos internacionais. No World Cheese Awards (Prêmio Mundial do Queijo) em Londres, três dos seus gruyères foram campeões mundiais de todas as categorias.

No campeonato de Wisconsin ele chegou a ser duas vezes campeão de categoria. Porém von Mühlenen nunca conseguiu ser o campeão geral. Porém ele não considera a falta do título um problema. "O mundo do queijo é como o do box: cada associação tem seu próprio campeonato", explica.

Para ele os títulos obtidos já são uma confirmação da qualidade do produto. Porém von Mühlenen não sabe como isso se reflete nos negócios, pois seus produtos são praticamente todos exportados. Cinco mil toneladas - sobretudo emmentaler e gruyère, assim como novas criações como o "Bergwurz", "Almrausch" ou o "Gotteron" - são enviados para os países vizinhos, Inglaterra, Estados Unidos e até o Japão.