terça-feira, 18 de agosto de 2009

Minha Cozinha Italiana


A partir de 19/08, todas as quartas feiras as massas do La Benedicta terão descontos de 20% à 50%;imperdível - Faça sua reserva! 61-3033-8500
Aproveito para falar um pouco mais da cultura dos meus ancestrais.A Itália é a grande mama da cozinha ocidental. A Itália é considerada o berço da cozinha ocidental por ter sido palco de dois grandes episódios da nossa história: o Império Romano e o Renascimento.
O intenso comércio de alimentos na região durante o império, centrado no suntuoso mercado circular da cidade de Roma, fez transitar pelo local caravanas recheadas de alimentos vindos de toda a Europa, África e Oriente: cereais, pão, vinho, azeitona, legumes e frutas secas e frescas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, leite, queijo, ovo, arroz, especiarias, massa seca, porco, carneiro, faisão, galinha, avestruz, peixes, moréia, moluscos, lebre, javali e antílope.

A conquista de Sicília, Sardenha e Córsega levou o gosto pela abundância e pelo luxo dos gregos para as cozinhas e os salões italianos, onde passa a imperar a gula, saciada pelo excesso de carnes regadas a molhos concentrados, especiarias e ervas aromáticas, acompanhadas de muito pão e vinho.
Por sua vez, o Renascimento trouxe novo brilho às artes e à gastronomia local. Entre os séculos XIV e XVX, cidades como Veneza e Florença se converteram em centros de refinamento cultural e artístico. Foi nessa época que os banquetes e os exageros da Idade Média cederam lugar ao requinte, à sobriedade e à moderação da nova corte européia. Surgia a alta gastronomia, que prezava a moderação no cozimento e no uso de especiarias, assim como os bons modos à mesa.
Os italianos dispensam preparos sofisticados, valorizam o sabor e o perfume natural dos ingredientes de suas terras, considerados alguns dos melhores da Europa e complementam com molho e tempero. À mesa, os melhores momentos são oferecidos pelas pastas, peixes, frutos do mar e cortes especiais de carne, como o ossobuco e o escalope de vitela. Estes pratos são preparados com azeite de oliva e recebem generosas doses de ervas frescas, como alecrim, estragão, salsa, sálvia, tomilho, manjerona, orégano, manjericão e folhas de louro. São também amplamente utilizados na cozinha italiana alho, cebola, atum, presunto, bottarga, funghi porcini, anchova, mussarela de búfala, tomate e alcaparra. Como complemento, estão sempre presentes pães e excelentes vinhos produzidos no país.
Cada região do País apresenta seus sabores:
¨ Vêneto, Lombardia, Piemonte e Ligúria
Essa é a região leiteira da Itália, onde costuma-se cozinhar com muita manteiga. Os habitantes preparam com maestria risotos e polentas. O Piemonte abastece os mais luxuosos restaurantes do mundo com as trufas brancas e o queijo fontina. Na Ligúria, região costeira onde fica Gênova, o clima mais ameno e a brisa do Mediterrâneo propiciam o florescimento de ervas perfumadas, como o manjericão fresco, que, junto com outros ingredientes, gera um dos molhos mais populares do país: o pesto.
¨ Emilia-Romagna
A região hospeda uma das terras mais férteis da Itália, rica em hortas e pastos. Bolonha, a capital, não é o berço apenas do macarrão à bolonhesa, mas de algumas das massas caseiras mais gostosas do mundo: tagliatelle, tagliolini, cappelleti, tortellini, tortelli, tortelloni e lasanhas. Na província são produzidas excelentes mortadelas. O melhor queijo italiano, o parmigiano-reggiano, ou parmesão, que leva tanto o nome de Parma como de Reggio, é também dessa região. Parma ainda presenteia o mundo com um dos mais finos produtos suínos do mundo o prosciutto di Parma. E Modena tem excelentes pratos à base de costela de porco e com o vinagre balsâmico.
¨ Toscana
Montanhosa, essa parte do país é conhecida por suas oliveiras e rebanhos de carneiros. Nesta região, o azeite de oliva é a principal gordura utilizada para cozinhar, tomando o lugar da manteiga, utilizada na região leiteira. A Toscana possui solo ideal para o cultivo de uva, por isso são produzidos por lá alguns dos mais famosos vinhos do mundo, como o Chianti.
¨ Calábria e Sicília
Ao sul, o centro gastronômico é Nápoles, que possui a melhor na gastronomia dessa região: pasta feita de grão duro e sem ovo, pães robustos, molho de tomate e inúmeras pizzas. Os romanos, por sua vez, produzem o melhor gnocchi do país, assim como o famoso abbacchio (cordeiro de um mês assado em banha de porco com alecrim). As especialidades da Calábria e da ilha da Sicília são peixes e frutos do mar. Normalmente, eles são marinados em limão e azeite de oliva por cerca de uma hora antes de ser assados, fritos ou grelhados.
A rica e variada culinária italiana, distinta nas várias regiões do país, influenciou a culinária de praticamente todo o mundo. As pizzas e as massas são encontradas em qualquer país.
A origem da pizza vem de muito tempo. Na época romana temos notícia de um tipo de prato parecido com o nome de "picca". Depois de muitas transformações reaparece na Idade Média com o nome de "piza", e depois "pizella" e se tornou muito popular por volta de 1600.
Em 1700, a pizza adquire um formato mais próximo do que conhecemos hoje, assim ela se espalha pelo reino das duas Sicilias. O sucesso obtido junto a população, chama a atenção dos nobres da Europa, então a Rainha Carolina impõe, de uma vez por todas a construção de um forno pessoal onde poderia degustar o prato que mais gostava. No final de 1800 a pizza retorna com o nome dos soberanos da época. Hoje em dia, o nome pizza é conhecido universalmente e é o símbolo máximo da tradição culinária italiana.
Os italianos possuem um modo peculiar de se alimentarem, os pratos são servidos em determinada seqüência. Enquanto dizemos que eles comem muita massa, eles dizem que nós comemos carne demais. Além disso, há uma diferença na composição do prato e ingestão dos alimentos: os italianos comem sempre um alimento de cada vez. Podemos dizer que um italiano típico se alimenta mais ou menos da seguinte maneira:
De manhã cedo, antes do trabalho, que normalmente começa às 8:00 horas, eles fazem "la colazione", que corresponde ao nosso café da manhã, composto geralmente de café, café com leite ou "capuccino" acompanhado de pão com geléia ou um pão doce, como um croissant, denominado de cornetto.
Às 11:00 ou 11:30 h, os italianos consomem, "uno spuntino", ou seja, um lanchinho, com um sanduíche de pão, queijo e presunto, ou somente um suco ou uma fruta.
O almoço, ou il pranzo, dá-se geralmente no horário das 13:00 às 14:00 horas, sempre acompanhado de pão, azeite de oliva e vinho, é composto basicamente dos seguintes pratos:
• Antepastos como bruschetta, champignon marinado, insalata ou focaccia. As bruschettas, são fatias de pão amanhecido, sapecadas na grelha, esfregadas com alho e cobertas com tomates, azeitonas, berinjelas e regadas com o azeite de oliva
• Primo Piatto, geralmente com massas, como macarrão, espaguete, lasanha ou risoto.
• Secondo Piatto, com carnes especiais de carne, de coelho, porco, frango, vitelo, peixe etc., e acompanhamentos, denominados "contorni", a exemplo de legumes cozidos ou saladas de legumes e verduras.
• Sobremesa com doces variados, por exemplo tiramisú.
• Frutas frescas da estação e queijos.
• Café expresso.
Às 17:00 horas, há a merenda, obrigatória, principalmente para as crianças, com pão e nutella (cioccolata), pão com presunto ou mortadela, pão com geléia ou frutas.
O jantar, la cena, é servido para toda família, às 20:00 horas, e compõe-se basicamente do seguinte:
O Primo Piatto, à base de sopa de legumes e massas, ou "brodo" (caldo) de carne;
O Secondo Piatto, com queijos variados, ou embutidos fatiados, como presuntos, mortadelas, salames, etc. ou ovos com legumes cozidos ou então saladas.
Frutas frescas da estação.
A culinária italiana é caracterizada por sua flexibilidade, gama de ingredientes e variações regionais. A comida é um importante elemento da cultura e história da Itália
Pratos e receitas da culinária italiana
Antepasto
* Insalata Caprese
* Bruschetta
* Bresaola
* Crostini con condimenti misti
* Verdure in Pinzimonio
* Cocktail di gamberi
* Olive Ascolane
* Mozzarelline fritte
* Pizzette e Salatini
* Tartine
Sopas italianas e comida com receitas com molho
* Bagna Caoda (ou Bagna Cauda)
* Minestrone
* Beans soup
* Minestrone de arroz e nabo
* Minestrone alla Milanese
* Soup all'Imperatrice
* Soup alla Nazionale
* Soup alla Lombarda
* Sopa veneziana
* Molho italiano
* Molho de tomate
* Fonduta
Pães da culinária italiana
* Ciabatta
* Pane Carasau
* Pane Casareccio
* Panino
* Focaccia
* Pane Toscano (sem sal)
* Michetta (pão típico de Milão)
* Rosetta (pão típico de Roma)
* Pane Pugliese
* Pane di Altamura
* Grissini Torinesi
* Tigella
* Crescentina
* Piadina

Pizzas da culinária italiana
* Focaccia al rosmarino
* Pizza marinara
* Pizza Margherita
* Pizza alla Napoletana
* Pizza capricciosa
* Pizza quattro stagioni
* Pizza ai quattro formaggi
* Pizza ai funghi e salsicce
* Calzone
Variedades de massas na comida italiana
* Agnolotti
* Bavette, Bigoli, Bucatini
* Cannelloni, Canneroni, Cappellacci, Conchiglie, Crespelle, Crespoline
* Cappellini
* Conchiglie
* Ditali, Ditalini
* Eliche
* Farfalle, Farfalloni, Festoni, Fettuccine, Filatieddi, Fusilli
* Garganelli
* Gnocchi
* Lasagne, Lasagne verdi, Linguine, Lumaconi (large slugs)
* Maccheroni (Macaroni), Malloreddus (Sardinian pasta), Maltagliate, Marille, Marrubini
* Offelle, Orecchiette
* Orzo
* Paccheri, Paglia e fieno, Pansotti, Panzarotti, Pappardelle, Penne, Perciatelli, Pinzillacchere, Pizzoccheri,
* Ravioli, Rigatoni
* Ricchi
* Spaghetti, Spaghetti alla chitarra, Spaghettini, Strangolapreti, Strangozzi, Strascinati
* Stelline
* Tacconi, Tagliatelle, Tagliarini, Tagliolini, Tonnarelli, Tortelli, Tortellini, Tortelloni, Trenette, Trottole, Trofie
* Vermicelli
* Zite, Zitoni

Comida italiana com arroz, muito comum no norte da Itália
* Basic Risotto
* Risotto alla Milanese or Risotto with Saffron
* Risi e Bisi
* Risotto con la luganega
* Riso with schrimpfs
* Riso con Piselli
* Riso alla Toscana
* Riso al nero di seppia
* Riso con i Porcini
* Risotto alla Sbirraglia
* Risotto alla Zucca
* Risotto di Seppie alla Veneziana
* Sformato al Basilico
* Sformato di Riso Dolce
* Tiella di Riso, Patate e Cozze
* Risotto ai Gamberoni
* Risotto ai Quattro Sapori
* Risotto al Cavolfiore
* Risotto al Gorgonzola
* Riso Tonnato
* Riso Valdostano
* Risotto saltato
* Risotto al Barolo
* Risotto con scamorza e champagne
* Risotto indivia e fiori di zucca
* Risotto allo zafferano con petto d'anatra
* Riotto alla Marinara
* Risotto con Agoni
* Risotto mantecato con Grana Padano
Pratos com peixe da culinária italiana
* Baccalà
* Cacciucco
* Seppioline in umido
* Missultin e Polenta
* Frittata di bianchetti
* Orate al forno
* Acciughe fritte in pastella
* Acciughe in carpione
* Acquadella o latterino fritto
* Agghiotta di pesce spada
* Anguilla marinata
* Baccalà alla vicentina
* Baccalà fritto
* Branzino al sale
* Brodetto di arselle
* Burrida
* Calamaretti fritti
* Calamari in zimino
* Calamari Ripieni
* Capesante alla veneziana
* Cappon magro
* Carpaccio di pesce
* Cartoccio di pesce spada
* Cozze alla tarantina
* Cozze fritte alla viareggina
* Cozze ripiene
* Filetti di Baccalà
* Filetti di orata al cartoccio
* Frittura mista di pesce
* Grancevola alla Veneziana
* Impanata di pesce spada
* Involtini di pesce
* Moscardini lessati alla genovese
* Murena fritta
* Nasello al forno
* Orata arrosto
* Pepata di cozze
* Pesce a scabecciu
* Pesce al cartoccio
* Pesce alla pizzaiola
* Pesce spada alla siciliana
* Pesce Spada arrosto in salmoriglio
* Polpettine di mare
* Sarde a beccafico
* Sarde arraganate
* Sarde grigliate
* Sarde ripiene
* Sarde Sfiziose Panate
* Sardele in saor
* Sbroscia bolsenese
* Scampi a zuppetta
* Scampi gratinati
* Seppie col nero alla veneziana
* Seppie con i piselli
* Seppie ripiene
* Sogliole alla mugnaia
* Spiedini ai frutti di mare
* Spiedini di alici
* Spiedini di anguilla
* Stoccafisso alla genovese
* Stoccafisso alla ligure
* Tonno sott'olio
* Tortiera di cozze
* Triglie alla livornese
* Zuppa di pesce

Carnes da comida italiana
* Presunto de Parma
* Prosciutto cotto, Prosciutto crudo
* Vitello
* Bresaola
* Coda alla vaccinara
* Mortadella
* Salame
* Pezzetti di cavallo
* Violino Valtellinese

Queijos da culinária italiana
* Asiago
* Bel Paese, Burrini, Burrata
* Caciocavallo, Castelmagno, Caprini, Casu modde, Ciccillo, Crescenza, Crotonese
* Fontina
* Grana Padano, Gorgonzola
* Mascarpone, Mozzarella, Montasio
* Parmigiano Reggiano
* Quartirolo
* Pecorino romano, Pecorino sardo, Provola, Provolini, Provolone Pecorino di Fossa, Primo Sale
* Ricotta rifatta, Ricotta salata, Robiola
* Stracchino, Squacquerone
* Taleggio, Toma, Tomini

Pratos italianos famosos

* Bife à Fiorentina
* Baccalà alla Vicentina
* Lasanha