sábado, 17 de outubro de 2009

Um Pouco de História

Deliciar-se com a estação das flores é.....

A palavra primavera vem do latim e
significa primeira verdade: Prima Vera.
Diz a lenda que quando foi dita a primeira verdade na Terra, os deuses, para marcar a data,premiaram os homens com o nascimento das flores que antes não existiam.


A primavera chegou e com ela o frescor, o multicolorido e todo o bem estar e graciosidade que fazem desta a estação mais comentada do ano.
E no tocante à gastronomia não poderia ser diferente. Muitos são os pratos que levam primavera no nome e estes são conhecidos não só por sua "gostosura" mas também, como acontece com a primavera, por sua beleza e multicolorido.
Quando salgados reúnem uma grande variedade de verduras e legumes como por exemplo a Salada Primavera que encanta por sua beleza e miscelânea de sabores.

Quando doces reúnem uma grande variedade de frutas que conferem um ar tropical e refrescante aos pratos. Quer um exemplo? Que tal a receita de Taça Alegre de Primavera? É garantia de colorido e sucesso na sua cozinha.

Ingredientes:- 1 pote de sorvete salada de frutas - geléia de pessego - chantibom - biscoitinhos para enfeitar sorvetes cobertura de caramelo
Modo de preparo:
Montagem: em taças individuais, coloque 2 bolas de sorvete, a geléia, o chantibom,, mais uma bola de sorvete, terminando com a cobertura de caramelo.

Ingredientes:
- 1 pote de sorvete salada de frutas - geléia de pessego - chantibom - biscoitinhos para enfeitar sorvetes cobertura de caramelo
Modo de preparo:
Montagem: em taças individuais, coloque 2 bolas de sorvete, a geléia, o chantibom,, mais uma bola de sorvete, terminando com a cobertura de caramelo.

Sucesso em qualquer hemisfério
Não é só do "lado de baixo do equador" que pratos que levam o nome Primavera fazem sucesso. Os orientais são famosos por sua delicada culinária e não perderam tempo em batizar um dos pratos mais famosos de sua culinária com nome da mais romântica das quatro estações.


Para quem ainda não se lembrou estamos falando dos famosos Rolinhos Primavera. Para quem anda de dieta ainda há a opção dos Rolinhos Primavera Light

Ingredientes:
- 1 repolho médio - 1 cebola média cortada em tiras finas - 1 xícara de camarões pequenos cozidos - 1 xícara de peito de frango cozido e desfiado bem fino - 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada - 2 colheres de chá de shoyu - 1 colher de sopa de saquê - 2 colheres de sopa de água - 1 colher de chá de amido de milho - 1 colher de chá de adoçante de forno e fogão - 1 pitada de glutamato monossódico - sal a gosto
Modo de preparo:
Reserve 10 folhas externas do repolho e elimine as nervuras centrais. Coloque as folhas numa panela com um pouco de água e sal e cozinhe até amolecerem. Reserve. Corte um pedaço de repolho, o suficiente para 2 xícaras de repolho picado e guarde o restante do repolho para outra ocasião. Misture o repolho picado à cebolinha a cebola, o shoyu, o saquê e o adoçante e leve ao fogo baixo. Junte a água aos poucos, pois não pode ficar com líquido. Quando estiver macio, mas crocante, acrescente o camarão e o frango. Junte o amido de milho dissolvido na água e mexa bem para engrossar. Tempere com glutamato monossódico e salgue a gosto. Coloque a mistura dentro das folhas, enrolando como se fosse um rolinho ou um charutinho. Arranje-os numa travessa e sirva com molho agridoce


Quem já está salivando só de pensar nestes pratos deliciosos saiba que ainda há muito mais delícias que trazem a primavera no nome. Alguns exemplos são a requintada Alcachofra Primavera e o já tradicional Arroz Primavera.

Há ainda a opção para os apressadinhos de plantão do delicioso Cheese Primavera ou do refrescante Coquetel Primavera.
Para deixar a família e os amigos ainda mais impressionados você ainda pode optar pelo Mero Primavera ou pela Truta Primavera que é garantia de elogios para aquele romântico jantar à dois, ou a refrescante Salada de Macarrão Primavera. E para terminar a refeição a pedida é a Taça Alegre de Primavera. Receitas deliciosas que são sucesso garantido em qualquer estação.