segunda-feira, 6 de abril de 2009

La Benedicta Bistrô Lounge - Mania de servir bem



Bistro & Lounge fundidos em um mesmo espaço, um conceito exclusivo de conforto e musicalidade aumentando o prazer de viver afagando o paladar.

Jogo rápido: quantos restaurantes que levam no nome a palavra bistrô você conhece? Certamente não são poucos. E Bistro Lounge com Cozinha Multicultural?
Se não conhece o La Benedicta Bistro Lounge, certamente não conhece nenhum que como o La Benedicta pode oferecer prazer para os sentidos, todos eles. Em nossa cozinha multicultural, as especialidades apresentam-se regadas à muito Jazz e Bossa sem contar com shows de Tango, Dança Flamenca e Tarantela oferecidos e os festivais quinzenais de gastranomia internacional à moda francesa que preparamos.

O que encanta a todos por essa instituição gastronômica nascida na França? Na prática, a comparação entre os bistrôs originais e suas versões é um prato cheio para descobertas e, claro, controvérsias. A começar pela gênese exata do termo, para a qual existem inúmeras suposições e nenhum consenso. Há quem diga que os russos, após se apossarem de Paris em 1815, invadiram os cafés da cidade aos gritos: “Bistro, bistro!” (ou “Rápido, rápido!”). Outros fazem referência à mistura de café e aguardante, chamada de “bistrouille” – bebidas que se tornaram comuns nos bistrôs no final do século XIX. E por aí vai...

Na essência, os bistrôs eram restaurantes pequenos, simples, com decoração rústica e quase sempre comandados por uma família. No pequeno cardápio (quando havia um, pois muitas vezes o menu estava na cabeça do dono), abrigavam pratos tradicionais da cozinha francesa, que chegavam à mesa em porções fartas, baratas e preparadas com um especial toque caseiro.

Embora na França a combinação preço justo e boa qualidade seja pré-requisito para um bistrô, por aqui ela não se confirma. Em Brasília, esse tipo de restaurante já nasceu caro e chique porque carrega o carimbo e o status da gastronomia francesa, além da especialidade dos ingredientes e da técnica apurada dessa culinária que a Chef Ana Stellato aplica com exímia perfeição; o tipo de serviço requisitado nos restaurantes brasilienses também acaba deixando a conta mais cara.Entre os brasilienses, a exigência é sempre por um serviço cinco estrelas. Seria um risco e tanto reproduzir nesse aspecto o conceito real de bistrô. Provavelmente, os clientes terminariam a refeição reclamando. Aqui é preciso investir em mão-de-obra e isso, invariavelmente, ajuda a encarecer o produto final. No La Benedicta Bistro Lounge há excelente atendimento. Esta formatação na França é sinônimo de serviço de alta gastronomia e não de bistrô e o ambiente acolhedor e ladeado por poltronas e sofás confortáveis organizados despradonizadamente de propósito transformou o ambiente no preferido dos brasilienses já em sua semana inaugural.

Trocando em moedas: Na França, costuma-se gastar de 200 a 300 euros em um restaurante estrelado. No bistrô, o cliente desembolsa cerca 40 euros para comer bem.

Aconchegante? Oui!
Muitos restaurantes se autodenominam bistrôs numa tentativa de mostrar ao público que oferecem um ambiente acolhedor. Mas nenhum com a ousadia decorativa e a proposta lounge do La Benedicta, com seus sofás, poltronas e cadeiras confortáveis e de assinatura, sem falar na louça diferenciada, dos potinhos que eu uso para servir os pratos. Em minhas andanças por Paris, encontrei bistrôs com apenas um prato disponível no cardápio. E daí? Os clientes geralmente buscam por boa comida e hospitalidade. A informalidade entre funcionários e clientes é muito clara e atrativa, no La Benedicta Bistro Lounge os clientes do buffet misturam-se ao alunos da escola de gastronomia e clientes já regulares do Bistrô.

A Inovação da tendência de comer em bistrôs
A tendência dos bistrôs vêm se renovando e o La Benedicta Bistrô Lounge sai na frente porque mantém a cozinha trivial (à moda francesa, claro), mas repleta de alternativas multiculturais. Daí que, no cardápio, passam a conviver em harmonia pratos clássicos, como cassoulet, coq au vin e confit de pato, e receitas modernas e criativas como os Escalopes à Kansai (tenros filés a moda oriental da cidade mais gourmet do Japão). Tudo por um preço camarada. É o que tentamos fazer no La Benedicta Bistro Lounge oferecer uma versão de bistrô genuína em alguns aspectos, remodelando a decoração,incluindo uma grade multicultural de shows e festivais culinários e sempre e sempre uma cozinha renovada aos nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário