quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Como Temperar Chocolate Corretamente


Quando derretemos chocolate a manteiga de cacau contida nele se separa,sendo necessário temperá-lo para que ele fique novamente homogêneo. Temperar chocolate consiste,básicamente,em trabalhá-lo sobre uma base fria até que ele atinja a temperatura ideal. A temperatura ideal depende do tipo de chocolate à ser utilizado: O chocolate meio amargo,por exemplo,está no ponto quando atinge 30 ºC a 32 ºC, enquanto que o ponto dos chocolates branco e o ao leite é entre 29 ºC e 30 ºC.

Para quem não tem termômetro em casa - existem alguns truques que,aliás,têm dado muito certo. Um deles é levar,em um palito,um pouco de chocolate ao lábio inferior; Se o chocolate passar uma sensação de gelado é porque está pronto para ser utilizado na confedção de bombons,trufas,pães de mel e o que mais a imaginação mandar. Lembrando que são três os métodos existentes para temperar chocolate. A saber:
- Método profissional
Nesse método o chocolate é resfriado em uma mesa de mármore ou granito até atingir a temperatura. É sem dúvida o que oferece melhor resultado. A desvantagem é que a maioria das pessoas não tem a mesa adequada em casa. Mas vale apena comprar uma.
- Método por difusão
Nesse método o chocolate pode ser temperado de duas formas:1º - Coloca-se uma parte (2/3) do chocolate picado em pedaços pequenos numa tigela de vidro e leva-se ao banho-maria para derreter. Uma vez derretido retira-se o chocolate do banho-maria e adiciona o chocolate restante picado. Agora é só misturar até que derreta os pedaços adicionados e ele atinja a temperatura. Caso precise,adicione mais chocolate picado até conseguir a temperatura correta. Lembrando que nesse método a temperatura é igual para todos os tipos de chocolates(branco,ao leite e meio amargo),uma vez que,nesse caso,a temperatura não pode ser controlada com exatidão. É justamente essa a desvantagem. Mas é bem prático.2º - Se preferir pode colocar todo o chocolate na tigela e mergulhar a mesma no banho-maria por alguns segundos e misturar bem. Faça isso até que o chocolate esteja derretido e temperado ao mesmo tempo. Caso você discuide e o chocolate aqueça demais,acrescente algumas raspas de chocolate e controle a temperatura.
- Método caseiro
Esse é o método utilizado por donas de casa. É muito popular pois vem estampado nas embalagens da maioria dos chocolates em barra vendidos no Brasil. Nesse método o chocolate derretido é colocado dentro de uma tigela de vidro e,logo em seguida,dentro de um banho-maria frio. Mexe-se o chocolate até que atija o ponto. O resultado também é super bacana mas o cuidado deve ser dobrado,uma vez que chocolate odeia água.
Bem,agora que conhecemos os métodos vamos aprender a temperar chocolate utilizando um deles.
MÉTODO PROFISSIONAL
Derreta o chocolate em banho-maria, conforme explicado.Deite todo o chocolate sobre uma pedra de granito e, com uma espátula de metal, misture bem, espalhando e jogando o chocolate sobre ele mesmo até atingir 30ºC (a essa temperatura o chocolate passa uma sensação de gelado quando, com um palito de dente, levamos um pouco até o lábio inferior). Volte o chocolate já temperado para a tigela que ele se encontrava antes e misture vigorosamente por uns 30 segundos. Agora é só utilizar para banhar e moldar bombons, truffas, fazer placas e decorações para tortas e o que a imaginação mandar

Chocolate é arte. Aprender a arte da chocolataria é fascinante, saber de onde veio, quais as civilizações que utilizaram pela primeira vez, sua evolução no mundo, suas virtudes e benesses.



Os segredos do Theobroma Cacau, o néctar dos deuses, desvendados. Um bom operário da arte deve conhecer o produto para torná-lo ainda mais especial. Degustar um chocolate confeccionado por um mestre é um ato celestial.Venha aprender este e outros métodos e truques da chocolataria em nossos cursos.Proxíma turma 1a quinzena de março Tel.(61)3033-8500 - e-mail:anastellato@labenedicta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário