sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Sofisticação dos Whiskys no La Benedicta


A cerveja, é com razão, a bebida alcoólica mais popular no país. Há algum tempo, no entanto, o vinho caiu na graça das pessoas, que cada vez mais descobrem suas qualidades e segredos.

O whisky, por sua vez, conquista uma clientela fiel a cada dia e coleciona novos admiradores depois do primeiro gole. O La Benedicta está desenvolvendo diversas opções que variam de acordo com seu público final.

O consumo de whisky aumenta em todo o mundo devido à percepção do consumidor da qualidade do produto.

Vide o exemplo do popular Clube do Whisky, que estará presente no La Benedicta, onde as garrafas de cada proprietário receberá um registro e ficará à disposição do cliente a qualquer hora que este quiser apreciá-la.

O whisky pode ser consumido durante todo o ano, em todas as estações.

História e Curiosidades

O whisky é uma bebida tradicional da Escócia. O primeiro whisky importado no Brasil foi White Horse, o Cavalo Branco. Com o tempo, de geração em geração, a bebida foi conquistando cada vez mais adeptos.A tradição do consumo passa de pai para filho.

Máster Blender é o nome do responsável que acompanha toda a fabricação do whisky, que passa pelos seguintes processos: Destilação, envelhecimento e blend com água puríssima da Escócia.

Para ser whisky escocês é necessário: ser feito com maltes envelhecidos por no mínimo 3 anos em território escocês e ser engarrafado na Escócia (...) São leis daquele país.
As cores e aromas variam muito de um para outro, especialmente nos single maltes. Há whiskies com aromas e sabores predominantes de frutas secas, frutas cítricas, baunilha e defumado.

Mercado e Consumo

Obviamente não vai atingir a todos os públicos, como a cerveja consegue, pois o processo de produção de whisky é mais sofisticado, afetando diretamente no preço final. Seu preço é mais elevado do que outras bebidas alcoólicas Por que o processo de produção exige tempo. Para se ter uma idéia, a cada ano de envelhecimento em barris, 2% do volume evapora. Ou seja, um whisky 12 anos é produzido por maltes caríssimos.

O whisky, é uma bebida sofisticada, elegante e convidativa, a tendência é que seu consumo seja mais comum.

Harmonizações e Características

Assim como acontece com o vinho, é comum que os bons apreciadores de bebidas se perguntem e busquem saber qual a melhor forma para apreciá-la, de conseguir aproveitar todas suas qualidades.

O whisky é uma bebida que por si só tem uma característica muito marcante e portanto a melhor forma de bebê-la é com gelo ou água.Pode-se misturar com o que o consumidor quiser, porem perde as suas melhores propriedades.


Divulgação

O whisky é uma bebida elegante.Deve-se buscar o copo certo para degustá-la. Pode ser um copo alto,baixo,old fashion,mas sempre de um bom vidro ou cristal. Deve-se manter a nobreza do líquido.


Para quem gosta de “beliscar” algo enquanto aprecia seu whisky, Este aspecto de harmonização é muito peculiar a cada pessoa.Aqui no Brasil temos por hábito consumir whisky principalmente no happy-hour.Nosso costume é de tê-lo como um aperitivo.Na Europa o consumo é depois das refeições. Portanto podemos concluir que a eleição do com o que vai harmonizar é individual.Combina com a vontade do consumidor”.


Rapidinhas

A Sociedade Brasileira do Whisky, SBW, é a entidade responsável por intermediar os lançamentos de produtos lançados no Brasil.

Acredite, o whisky nasceu por conta de suas propriedades medicinais. O whisky surgiu como remédio, batizado de água da vida.

Apenas para constar, “O whisky sempre tem 40%” de teor alcoólico.

A marca de maior prestígio em todo o mundo é a Johnnie Walker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário